JavaScript

A base da programação Java são as classes e seus objetos, que 'imita' o mundo real, o que facilita bastante a programação. Por exemplo, os carros são uma classe, já um gol é um objeto da classe carro, um fusca também é um objeto da classe carro. O poodle é um objeto da classe cachorro, assim como o maltês.

As classes possuem métodos e características que são comuns a todos os objetos. Por exemplo, todos os objetos da classe carro possuem motor e rodas. Porém, os tipos de motores podem variar (isto é uma característica específica de cada objeto, mas que possui motor, sempre possui). 

Essa associação com o mundo real ajuda bastante na hora da abstração, de criar aplicações complexas. 

O Java é bastante flexível por conta da possibilidade de expansão através das bibliotecas, ou APIs, além das extensões do Java, voltadas especificamente para desenvolvimento de aplicações para desktop, para celulares, para empresas, para áudio, para gráicos 3D, banco de dados, para aplicações de Internet, criptografia, computação/sistemas distribuídos, linguagem de marcação, infra estrutura peer-to-peer e várias outras.